spot_img

Vassourinhas de Brasília toma conta da W3 Sul neste domingo

Espelhado na força e no vigor dos pioneiros pernambucanos, o mais antigo bloco de frevo de Brasília retorna ao cenário carnavalesco neste ano. Após 33 anos desde a última apresentação, o bloco Vassourinhas de Brasília leva as cores e alegria do frevo para a Asa Sul neste domingo (19). O desfile contará com a participação do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

O bloco tem como destaque o frevo, ritmo tradicional pernambucano que empolga foliões de toda parte| Foto: Divulgação/Abraão Cardozo


“Estamos repatriando o bloco, com os filhos e herdeiros do frevo, tocando o gênero musical tombado pela Unesco”
Fabiano Medeiros, organizador do bloco

Com incentivo do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), o Vassourinhas fará a concentração às 15h, na W3 Sul, na altura da Quadra 507, com a participação da Orquestra Popular Marafreboi.

Ritmos variados

Fundado em 1967, o bloco surgiu como herdeiro dos tradicionais Vassourinhas de Recife, Olinda e Rio de Janeiro, e neste Carnaval promete levar para as ruas da capital federal muito frevo, maracatu, coco e ciranda, entre outros ritmos da cultura popular brasileira.

“Trazer o Vassourinhas às ruas de Brasília como exemplo de resistência e identidade cultural certamente será uma das maiores ações de reintegração cultural e de salvaguarda do frevo”, afirma o organizador do bloco, o maestro Fabiano Medeiros, diretor do Instituto Brasileiro do Frevo. “Estamos repatriando o bloco, com os filhos e herdeiros do frevo, tocando o gênero musical tombado pela Unesco. Isso é uma das minhas maiores alegrias.”

A felicidade com a volta do bloco também é compartilhada pela presidente do Vassourinhas, Gilma Soares, para quem esse desfile vai unir as famílias pernambucanas pioneiras. “Estamos muito empolgados”, conta. “Nosso último desfile foi na década de 90, e esta é uma oportunidade de reviver o frevo raiz, com os antigos integrantes do bloco, com nossos filhos e netos”.

SLU e Novacap na folia

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) já entrou no clima e vai desfilar. Cerca de 100 garis vão animar o Vassourinhas de Brasília a convite do bloco, em uma ação especial com mestre-sala e porta-bandeira garis. 

Durante todo o Carnaval, profissionais do SLU estarão presentes na folia atuando na campanha de conscientização sobre o correto descarte do lixo e distribuindo troféus para os blocos mais limpos do carnaval do Distrito Federal.

“Queremos que o Carnaval deste ano seja o mais limpo da história de Brasília, por isso lançamos a campanha Folião Cidadão Não Joga Lixo no Chão e chamamos os blocos para fazer parte dessa corrente do bem”, explica o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira. “Os blocos que mais contribuírem com a limpeza e ainda ajudarem com qualquer ação de conscientização sobre o assunto durante os eventos receberão o Troféu Folia Limpa BSB.”

A Novacap também estará presente, com a tenda do programa Mão na Massa, oferecendo à população a oportunidade de aprender como funciona o sistema de águas pluviais e orientado sobre os impactos do descarte irregular de lixo, não só no Carnaval como no ano todo. Além disso, o Departamento de Parques e Jardins da companhia disponibilizará 100 mudas de flores para doação ao público.

Para o presidente da Novacap, Fernando Leite, essa ação trará muitos benefícios para o DF. “Em um momento de muita descontração, a população poderá aprender, com a nossa equipe, a cuidar e zelar da cidade”, resume. “Essa conscientização é um ganho fundamental para evitar entupimento de bueiros, alagamentos e transtornos de uma forma geral”.

 

The post Vassourinhas de Brasília toma conta da W3 Sul neste domingo appeared first on Agência Brasília.

Get in Touch

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Related Articles

spot_img

Fique conectado

21,960FãsCurtir
2,507SeguidoresSeguir
22,300InscritosInscrever

Últimas Notícias