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CHEGA DE ARRUMAR CULPADOS!!!

A culpa é do governo! A culpa é dos meus funcionários! A culpa é do clima! A culpa é da internet! CHEGA DE ARRUMAR CULPADOS!!! Vamos iniciar 2021 já em alta performance?

Cada vez mais os funcionários estão fazendo com que as empresas evoluam. As empresas são fundamentadas por pessoas, então, faz-se totalmente necessário enxergar as pessoas como corpo e coração da CIA. Diante de uma triste realidade, em vermos um grande número de empresas fechando, às portas do ano de 2021, convido a todos a refletir sobre os desafios que temos além da crise causada pelo vírus de coroa.
Os empresários brasileiros têm alguns problemas, como:
1 – Alta taxa de “turnover”: A rotatividade nas empresas é muito alta. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Robert Half, com mais de 1700 diretores de RH, o Brasil teve o pior índice de aumento de “turnover” entre 13 nacionalidades envolvidas, no período entre 2010 e 2014. Enquanto a média global foi de 38%, por aqui os valores foram de 82%. Sem querer entrar em política, embora saibamos que esta afeta a todos nós, precisamos fazer a nossa parte individual para conseguirmos evoluir aos poucos enquanto sociedade. Agora em 2020 o único setor a evoluir foi o da agricultura. O da indústria civil empatou e o mais afetado foi o comércio.
2 – Falta de produtividade: antes da pandemia, os problemas que causavam a baixa produtividade já eram vários e o vírus veio pra aumentar e piorar esse quadro. Problemas como a falta de clareza na comunicação; excesso de distrações especialmente num mundo de multitelas e redes sociais, interrupções pra tirar dúvidas com o colega ou mostrar um vídeo engraçado; falta de estruturas e equipamentos, este é um dos piores, pois num lugar onde se passa boa parte do seu tempo, não ter um mínimo de conforto, não parece inspirador; desmotivação da equipe por falta de metas claras e definidas, falta de alinhamento; sobrecarga de trabalho; desorganização, no sentido de falta de processos e a falta de reconhecimento que fazem o funcionário desanimar, não se sentir parte da empresa, são alguns dos pontos que geram a falta de produtividade.
3 – Metas não atingidas: Este ponto pode ser um déficit de um ou ambos os lados. Ou o líder, juntamente com inteligência de mercado prospectaram um objetivo muito maior do que a realidade, ou a equipe não era capacitada o suficiente para garantir o objetivo estabelecido. É importante pensar que um cota não deve ser tão fácil ao ponto de desmotivar, nem tão difícil ao ponto de desestimular.
4 – Falta de inovação: A inovação nas empresas acontece com pessoas criativas. Pessoas criativas, desenvolvem sua criatividade quando existe um cenário de confiança e liberdade, onde o “não pode” é substituído por “e se…”; onde o “não pode errar” é substituído por pode errar, de preferência barato, e mudar de forma ágil; onde ficar tentando descobrir quem errou é pura perda de tempo, quando se sabe da competência e busca das pessoas que estão no seu time.
5 – Índice de felicidade dos funcionários baixo: Isso não tem nada a ver com ganhar muito ou pouco. O IF tem ligação com o quão a visão e missão da sua empresa está ligado ao profissional que você escolheu pra trabalhar com você. Tem ligação com o quão encantado você é capaz de deixar seu funcionário em trabalhar com você. A primeira empresa que nos vem a mente, geralmente é Disney, ou Google, mas não precisa ir tão longe, podemos pegar exemplos aqui do Brasil, como Magazine Luiza (Magalu), ou mesmo laboratório Sabin em Brasília; o que estas empresas fazem que encantam seus funcionários? Enchem eles de orgulho! Os donos são líderes de pulso firme e transmitem isso, sabem lidar com pessoas, empoderam, criam plano de carreira e desenvolvimento de pessoas, o profissional tem nome. O Sabin fez uma campanha que mostra fortemente isso, espalhou outdoors pela cidade, com nome de pessoas que poderiam ser procuradas pra um melhor atendimento no laboratório Sabin. Isso é valorizar quem trabalha com você, é entender que aquele profissional representa a empresa, é a imagem da sua empresa, é um orgulho ter aquele profissional trabalhando na sua empresa e pra ele é um orgulho ser chamado pelo nome. Isso aumenta o índice de felicidade humana.
6 – A necessidade da transformação digital está no agora: Quando falamos de tecnologia, começamos logo a procurar hardware e software. Você aponta para o computador, o celular, a TV. Descreve os softwares que estão ali. Mas na verdade, o digital é algo muito mais amplo que isso.
Pra ficar mais didático, costumo dizer que a base do digital são as coisas que se tornaram imateriais. O limite físico deixa de existir quando algo é digitalizado.
Uma foto digitalizada deixa de ser papel, um filme digitalizado deixa de ser uma fita, uma música no spotfy, deixa de ser um disco. Tudo vira dados.
Os dados trafegam por softwares (sistemas de computador) através de hardwares (dispositivos eletrônicos), e o digital é a combinação de tudo isso, é o que permite essa desmaterialização.
É fazer uma reunião sem se deslocar para uma sala de reunião, é orientar uma pessoa à distância, por áudio ou vídeo, é pedir algo no seu celular para entregar na porta da sua casa ou para assistir imediatamente na TV.
Você elimina ou reduz a necessidade de matéria física. Você desmaterializa o máximo possível.
Nossa empresa, a EXPONENCIAIS.COM, faz mentoria a distância, apresenta melhores soluções estratégicas a distância, estrutura toda uma empresa a distância, faz treinamentos e EAD, um psicólogo atende a distância, a telemedicina é uma realidade (atendimento médico a distância), restaurantes fantasmas já são uma realidade (existe apenas a cozinha pra delivery), percebam que é mais uma mentalidade, onde o analógico não é substituído, assim como a tv não substituiu o rádio.

Então, como eu consigo de fato melhorar isso?
O primeiro passo, basilar de empresas que querem não apenas sair de uma situação ruim diante do cenário atual, mas de fato se destacar e se tornar referência no mercado é CAPACITAR A LIDERANÇA, alta e média liderança; após capacitar a liderança, empoderar e engajar colaboradores, fazendo com que esses encontrem motivo pra ação, pra fazer além do que precisa ser feito; utilizar o aprendizado contínuo como uma ferramenta; criar um canal de colaboração e comunicação interno; estar aberta a mudanças, a empresa precisa estar aberta a novas opções e oportunidades, precisa entender que se não está mais dando certo do jeito como sempre deu precisa mudar, precisa se antecipar às mudanças enxergando o cenário que muda constantemente; criar um framework de cultura de alta performance, olhar a alta performance como um processo.
O que é esse tal framework de alta performance? É muito mais simples do que parece. Um framework de alta performance precisa ser simples: PESSOAS, GESTÃO e FERRAMENTAS. Quando falamos de PESSOAS, estamos falando em desenvolver pessoas, accountability (transparência, responsabilização, prestação de contas); Know, Grow e Engage, que significam (conhecer, crescer, engajar ou envolver) Conseguindo desenvolver esses pontos em pessoas, desta forma, você diminui a rotatividade e principalmente a perda de talentos, aumenta o índice de felicidade, aumenta a produtividade, aumenta a inovação, dentre outros; o segundo lado é GESTÃO, burocracia não é ruim desde que faça sentido e somente o necessário, gestão estratégica, transparente e ágil, MVB, Mínimo de Burocracia Viável; e o terceiro pilar é FERRAMENTA, ferramentas desenhadas e pensadas pra ser simples, ser reativa e atualizadas de acordo com a empresa.
Resumindo:
Entregar Valor e automaticamente a Visão, Missão…não ficar somente por conta de bater meta. Empresa e profissionais devem estar alinhados.
PESSOAS: Pessoas que tem sentimento, os valores das pessoas precisam bater com a missão, visão, valores da empresa. Employee Experience e Employee Engagement. (Experiencia do funcionário e envolvimento do funcionário).
GESTÃO: Somente o que for necessário e pontual em planejamento, comando e controle; o resto só questão de alinhamento.
FERRAMENTAS: Comunicação com o time, Treinamento e Desenvolvimento de pessoas, OKR pra mensurar a performance e workflow (passar todas as planilhas e word, excell, imagens, tudo pra uma mesma tela como um dashboard).
Que tal sermos a mudança em 2021? Chega de desculpas e escolher alguém a quem culpar. A culpa é sempre nossa, porque somos nós quem devemos tomar as decisões. Analise o cenário e veja o que você pode mudar. Aquilo que você não pode mudar, também não deve se preocupar. Entenda o problema e foque na solução, de preferência em conjunto, em equipe. Até os super-heróis sabem disso. Quando o planeta está em dificuldade eles se unem pra salvá-lo. Pense nisso!

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