UPA de Brazlândia celebra 3 anos com festa e novo espaço de reabilitação fisioterapêutica

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Brazlândia celebrou, nesta terça-feira (11), seu terceiro aniversário com um evento emocionante realizado na área comum da unidade. A comemoração reuniu autoridades do governo, representantes do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), lideranças religiosas, profissionais de saúde e a comunidade local.

A cerimônia começou com uma bênção conduzida pelo pároco Maurílio Silva, da Paróquia São José, que destacou a importância do acolhimento na unidade. “Nosso povo, que tantas vezes sofre, precisa ser bem-atendido e sentir-se valorizado. Acolher com carinho, olhar nos olhos e tratar bem é essencial.” Em seguida, o pastor Uelinton Urany, presidente do Conselho de Pastores de Brazlândia, reforçou a parceria da comunidade religiosa com a unidade. “A Igreja sempre esteve de portas abertas para apoiar espiritualmente esta casa de saúde, levando conforto e esperança aos pacientes.”

A comemoração reuniu autoridades do governo, representantes do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), lideranças religiosas, profissionais de saúde e a comunidade local | Fotos: Divulgação/IgesDF

A gerente da UPA, Célia Maria, agradeceu a todos os presentes e ressaltou os avanços da unidade: “Hoje é um dia muito especial, em que celebramos as conquistas alcançadas. Nossa unidade é 100% SUS e tem como missão oferecer um atendimento humanizado e de qualidade para nossa população.”

“Cada um dos 140 mil atendimentos realizados aqui representa uma vida tocada, um cuidado prestado com dedicação”, destacou a administradora regional de Brazlândia, Luciana Cardoso.

O superintendente das UPAs, Francivaldo Soares, enfatizou a importância do trabalho de equipe. “Nada disso seria possível sem o compromisso de nossos profissionais, que diariamente se dedicam à saúde da comunidade.”

O programa Humanizar também foi celebrado, com a distribuição de kits contendo jogos de caça-palavras e lápis de giz colorido para os pacientes e acompanhantes

O tenente Aécio Jr., representante do 16º Batalhão da Polícia Militar, reforçou a importância da segurança e do trabalho conjunto entre a PMDF e a unidade de saúde. “A PM está sempre presente para garantir a segurança de pacientes, profissionais e familiares, proporcionando um ambiente mais tranquilo para o atendimento.”

A relevância da unidade para a saúde pública foi destacada pelo superintendente da Região Oeste, André Luiz de Queiroz: “A UPA de Brazlândia é uma referência na região e seguimos trabalhando para aprimorar cada vez mais o atendimento, sempre com foco na qualidade e na humanização.”

O deputado distrital Iolando Sousa ressaltou a parceria entre o governo e a unidade: “Aqui, cada profissional desempenha um papel essencial para garantir um atendimento digno e eficiente.” Também participaram da solenidade o capelão Eugênio Lopes e o assessor Severino Dantas, representando a vice-governadora Celina Leão.

Homenagem especial

Um dos momentos mais emocionantes foi a inauguração do Espaço Maria José, uma homenagem in memoriam a Maria Mineira, figura querida na comunidade. Conhecida por sua paixão pelo Natal, Maria José transformava sua casa em um ponto turístico da região. Em sua homenagem, a estrutura da casinha natalina foi doada à UPA e adaptada para se tornar um espaço de reabilitação fisioterapêutica. A chave simbólica do local foi entregue aos fisioterapeutas da unidade.

“Este ambiente foi pensado com muito carinho para oferecer conforto e cuidado humanizado aos pacientes. Agora, eles podem lidar melhor com os desafios da internação, participando de atividades lúdicas e interativas”, explicou Célia Maria.

Humanização no atendimento

O programa Humanizar também foi celebrado, com a distribuição de kits contendo jogos de caça-palavras e lápis de giz colorido para os pacientes e acompanhantes.

A chefe do Núcleo de Humanização do IgesDF, Letícia Ângelo, destacou a importância do programa nas unidades de saúde: “O Humanizar tem um papel fundamental em tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor para pacientes, acompanhantes e profissionais. Pequenos gestos, como um momento de lazer ou um atendimento mais atencioso, fazem toda a diferença na experiência do usuário e na qualidade da assistência prestada.”

*Com informações do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF)

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