A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) realizou, nesta sexta-feira (14), o encontro de apresentação e análise dos resultados da ProvaDF 2024. O evento ocorreu no auditório da Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais de Educação (Eape), com a participação de aproximadamente 100 gestores educacionais. O objetivo é subsidiar a tomada de decisões pedagógicas voltadas à melhoria da aprendizagem dos estudantes da rede pública.
A SEEDF realizou a apresentação e a análise dos resultados da ProvaDF 2024 no auditório da Eape, nesta sexta (14) | Foto: Mary Leal/SEEDF
A avaliação da ProvaDF 2024 integra a implementação do Sistema Permanente de Avaliação Educacional do Distrito Federal (SipaeDF), com o objetivo de analisar o desempenho dos estudantes da rede pública em diferentes etapas do processo de ensino e aprendizagem. Instituído desde julho de 2024, o novo sistema representa um marco significativo para a educação pública do DF.
“A avaliação é o nosso GPS para indicar o melhor percurso e recalcular a rota quando necessário”, enfatizou a titular da SEEDF, Hélvia Paranaguá. “A avaliação das políticas públicas e dos programas da Secretaria de Educação apontam o quanto estamos sendo efetivos em atingir os objetivos planejados. É a avaliação que vai nos dar esse retrato de cada escola, para traçar planos, metas e projetos que supram essas necessidades específicas.”
47.432
Número de estudantes que participaram da ProvaDF 2024
A SEEDF mobilizou 372 instituições educacionais públicas para a aplicação da ProvaDF 2024, em dezembro de 2024. Essa foi a primeira edição da avaliação, voltada aos alunos do 2º e 5º anos do ensino fundamental, e envolveu 2.702 turmas e 47.432 estudantes. Nessa etapa de ensino, os participantes foram avaliados em língua portuguesa e matemática.
Análise de resultados
A atividade realizada na Eape foi organizada pela Gerência de Avaliação de Redes de Ensino e Exames (Gare) e integra o SipaeDF. Durante a manhã, os dados consolidados da avaliação foram apresentados e discutidos por representantes da Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Fundação CAEd), responsável pela avaliação da Prova Brasil 2024.
À tarde, foi realizada uma oficina técnica para orientar os participantes na análise detalhada dos resultados e no planejamento de intervenções pedagógicas mais eficazes. “Esse momento é fundamental para apoiar as escolas no uso dos dados e na construção de estratégias que atendam de maneira específica às necessidades dos estudantes”, destacou a subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da SEEDF, Francis Ferreira.
Durante a manhã, os dados da avaliação foram apresentados por representantes da Fundação CAEd | Foto: Mary Leal/SEEDF
Diagnóstico detalhado
Lina Kátia Mesquita, diretora da Fundação CAEd, apresentou a análise dos resultados em uma reunião prévia ao evento na Eape, ainda em fevereiro. Os dados gerados oferecem um diagnóstico detalhado sobre o nível de aprendizagem dos estudantes e orientam ações de gestão e de ensino em todas as etapas da educação básica.
“Os relatórios trazem informações organizadas por aluno, turma, escola e regional, permitindo que a gestão educacional atue de maneira mais precisa e personalizada”, explicou. Segundo Lina Kátia, a ProvaDF contribui para identificar competências já consolidadas e aquelas que ainda exigem atenção, além de fornecer insumos para o fortalecimento do processo de alfabetização e das etapas escolares seguintes.
A diretora também ressaltou a relevância do segundo ano do ensino fundamental como etapa decisiva para a consolidação da alfabetização, primordial para o sucesso dos estudantes no ensino médio. “Esse diagnóstico permite que a rede pública oriente suas ações em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assegurando que os estudantes desenvolvam as habilidades necessárias para avançar com qualidade”, completou Lina Kátia.
Próximos passos
Ao longo de março, a SEEDF compartilhará com as unidades de ensino os dados já detalhados para as Unidades Regionais de Planejamento Educacional e de Tecnologia na Educação (Uniplats) e as Unidades Regionais de Educação Básica (Uniebs). A articulação com as escolas pretende garantir que as intervenções pedagógicas sejam realizadas com base em evidências concretas, promovendo a aprendizagem efetiva e a equidade educacional.
*Com informações da Secretaria de Educação (SEEDF)