Quando montadora americana anunciou plano de construir “Gigafábrica” nos arredores de Berlim, euforia se espalhou entre políticos alemães e moradores da região.

Sempre um pensamento a frente!

Futura fábrica da Tesla divide moradores na Alemanha

No início deste ano, o CEO da Tesla, Elon Musk, anunciou que construiria a quarta “Gigafactory” (“gigafábrica”) da montadora perto de Grünheide, nos arredores de Berlim.
Com suas vastas florestas e numerosos lagos e rios, é para lá que as pessoas se mudam quando querem escapar da agitação da capital alemã.
Atualmente, a ala dos descontentes se tornou maioria, pelo menos são mais vociferantes e obviamente mais fáceis de mobilizar do que os apoiadores do planejado investimento da montadora americana de carros elétricos.
“Será bom para o meio ambiente, apesar das árvores que precisam ser cortadas – sim, existem desafios pela frente, mas não tenho dúvidas de que haverá soluções tecnológicas para todos os problemas em questão.”
“Mas o que eles não veem é que muito mais árvores não terão de ser derrubadas, no final, com mais carros elétricos nas estradas e menos carros com motores de combustão consumindo biocombustíveis cultivados em vastas áreas que antes eram ocupadas por florestas.”
O problema é que as autoridades locais continuam nos dizendo que a floresta de pinheiros em questão é de baixa qualidade e não seria grande perda vê-la desaparecer”, disse um dos muitos opositores da fábrica da Tesla à DW.
A questão é que eles podem não parecer muito fortes, mas pinheiros são as únicas árvores que criam raízes com profundidade suficiente para aguentar verões extremamente quentes e secos”, argumentou o morador.
Por que as autoridades locais não sugeriram um local mais ao sul do estado de Brandemburgo, onde a mineração de carvão está sendo extinta e vastas extensões de terra estão disponíveis para um projeto como esse”, indagou o residente.
Houve alguns relatos de que a Tesla estaria planejando operar seu próprio poço no complexo de sua “Gigafactory”, para conseguir acesso às enormes quantidades de água necessárias no processo de produção.
Outras reportagens dizem que esse plano está fora de questão, o que exigiria que a empresa procurasse água ainda mais longe, provavelmente causando problemas no nível das águas subterrâneas.
“Se a Tesla realmente usar seu próprio poço, veremos o nível da água em nossos lagos diminuir drasticamente por aqui”, disse outro crítico da fábrica da montadora americana.
“Mas as autoridades locais estão obviamente dispostas a tolerar esse fato – é alarmante ver quão pouco uma zona de proteção da água potável vale hoje.”
“A Tesla administrará uma fundição por aqui, além de uma oficina de pintura e, finalmente, uma unidade de produção de baterias – então estamos falando de muitas substâncias perigosas que podem adentrar as águas subterrâneas no caso de um acidente.”
“Em segundo lugar, os moradores locais não seriam contratados de qualquer forma pela Tesla, já que aqui não há especialistas na produção de veículos elétricos – os empregados virão de lugares mais distantes na Alemanha e no exterior.

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