
Convergência para o Bem!
Os educadores podem aproveitar a abundância de matérias sobre variados assuntos para trabalhar desinformação, refletir sobre ponto de vista, fazer a leitura reflexiva de imagens e ainda interpretar dados.
fake News vai muito alem do que pensamos, para entender as nuances da desinformação, a proposta deve ser estimular a leitura cuidadosa e reflexiva, além de incentivar o hábito de interrogar a informação ao invés de simplesmente consumi-la.
Ontem mesmo tivemos uma foto mostrando um certo ministro do supremo, associado a um grupo comunista, mas na verdade era uma informação falsa, porque a própria imagem já tinha outro personagem ligada a ela, essa é a proposta do plano de imagem, identificar o que é fato, através da historia da imagem, que pode ser adaptado para trabalhar com fotografias sobre diversos temas.
Recentemente o relatório do projeto que cria a Lei das Fake News a ser protocolado na tarde desta ultima sexta-feira no senado que deverá trazer, além de medidas para aumentar a transparência nas redes, dispositivos que regulamentam a identificação de usuários e a retroação para a detecção da origem de noticias falsas, entre outros pontos.
“A liberdade de expressão é uma cláusula pétrea, é sagrada na nossa Constituição”, disse o relator, em referência a uma das principais críticas às tentativas de coibir as chamadas fake news.
Uma coisa sabemos que é certa e necessária, verificarmos a historia de vários ângulos e formas, assim teremos um país ainda mais pensante que saberá fazer ainda melhor suas escolhas, seja para fazer uma compra na rede, como escolher seu representante politico.
Somente conhecendo a historia, que entenderemos as tomadas de DECISÕES no PRESENTE!